suspensão
de apresentações

Veja a mensagem de Gioconda Bordon, Vice Presidente e Diretora Artística, sobre a situação atual e o futuro de nossa programação.

Leia a transcrição do vídeo.

Prezado assinante, prezado amigo,

Estamos já há mais de cinco meses trabalhando remotamente e nos adaptando à realidade atual, que exige que a prioridade máxima seja a segurança de todos: nossa equipe, os artistas da programação e, é claro, nosso público. Eu me lembro de que quando formos forçados a suspender os primeiros concertos, seguindo as recomendações das autoridades, faltavam apenas duas semanas para a abertura de nossa Temporada, com os espetáculos do Trio Wanderer em homenagem aos 250 anos de nascimento de Beethoven.

Desde então, temos trabalhado diariamente na busca de alternativas para viabilizar a nossa programação, garantindo o alinhamento às ações de prevenção à pandemia. Fazemos aqui um agradecimento especial aos assinantes e parceiros que têm sido extremamente compreensivos com essa situação tão desafiadora e, por vezes, imprevisível.

Com a suspensão dos eventos, procuramos outras formas de nos sentirmos próximos através da música. Criamos o projeto “cultura artística em casa”, que toda semana promove um evento on-line em nossos canais digitais: retransmissões de concertos históricos, palestras e recitais são apenas alguns exemplos, além da playlist que eu mesma organizo mensalmente desde março.

Em agosto, o Duo Siqueira Lima, que abriria a nossa Série de Violão, fez um concerto  virtual totalmente gratuito, que teve mais de 1.600 visualizações, uma ação inédita em nossa história. Se somarmos todas as ações, foram mais de 10 mil visualizações da programação, o que mostra que conseguimos levar um pouco de conforto à casa das pessoas nesses tempos tão difíceis.

Também ficamos contentes em poder manter o programa de bolsas de estudo da Cultura Artística durante o isolamento social. Os 13 jovens músicos que apoiamos, 12 no Brasil e 1 no exterior, seguem estudando com aulas particulares de instrumento e cursos de línguas remotos e participando de festivais e masterclasses on-line. Recentemente, três deles, a Gabriele Leite, o Eduardo Gutterres e o Bruno Camargo, foram aprovados nos programas de mestrado no exterior. Gabi e Edu na Manhattan School of Music e o Bruno no Conservatório de Versailles.

Desde o início da quarentena temos seguido as orientações de autoridades no Brasil. Acompanhado também o cenário internacional e de que forma os principais promotores de espetáculos ao redor do mundo têm lidado com esta situação, completamente inédita para todos nós.

No início da crise, tínhamos esperança de retomar a programação de concertos ainda neste ano. Nas últimas semanas, no entanto, ficou claro que isso não será possível.

A organização de turnês internacionais de artistas envolve um esforço de logística considerável, envolvendo produtores de diversos países. Neste sentido, as restrições de viagens ora impostas e cancelamento de concertos por vários produtores na América Latina, tornaram inviáveis boa parte das turnês que havíamos contratado.

Além disso, avaliamos também que, no caso específico da Cultura Artística, não seria possível encontrar uma equação adequada que possibilitasse acomodar todo o nosso público de assinantes com as restrições de ocupação de salas de espetáculo, que estão previstas para a primeira fase de reabertura.

Isso dito, como sempre, nosso público e nossos parceiros estão em primeiro lugar em todas as nossas decisões. Em nome da Cultura Artística, agradeço imensamente o voto de confiança que temos recebido de vocês. É graças a esse apoio que estamos conseguindo atravessar um dos momentos mais difíceis da nossa história.

Em novembro próximo anunciaremos a nossa Temporada 2021, que está sendo preparada com o mesmo carinho e cuidado de sempre. Manteremos as mesmas 10 atrações de costume, mas retomaremos em junho, não em março como nos últimos anos. Você, atual assinante da Temporada 2020 ou da Série de Violão, terá três opções:

  1. Adquirir uma nova assinatura para 2021, convertendo a sua assinatura de 2020 em uma doação à Cultura Artística;
  2. Transferir a sua assinatura 2020 para 2021, sem nenhum custo adicional;
  3. Não renovar sua assinatura em 2021 e ter reembolso integral dos valores relativos a 2020.

Não é preciso exercer sua opção agora. Você pode esperar até o anúncio da Temporada 2021 para decidir. Além disso, no final de outubro, enviaremos pelo correio o livreto contendo as informações das assinaturas de 2021. Você pode solicitar a sua opção com a nossa equipe de atendimento.

Conforme anunciamos anteriormente, a primeira fase das obras de reconstrução foi concluída em julho de 2019.

Estrutura, alvenarias e instalações básicas já estão prontas e do palco da Sala Principal já é possível ter um gostinho de como vai ficar. As obras da segunda fase, para conclusão do prédio, deveriam ter sido retomadas em julho deste ano, mas também tiveram que ser adiadas.

Conseguimos levantar boa parte dos recursos necessários, mas ainda falta cerca de 25% do valor total. Retomaremos as obras apenas quando tivermos certeza de que temos todos os recursos que faltam.

No dia 26 de setembro a Cultura Artística completará 108 anos de existência. Nessa longa trajetória, nunca ficamos tanto tempo sem promover apresentações presenciais.

A Cultura Artística mais do que nunca precisa de você. Gostaríamos de convidá-lo a renovar seu voto de confiança na instituição, seja através de doações, seja através da renovação de sua assinatura. O apoio de vocês é de fundamental importância para a continuidade das nossas atividades, bem como para a conclusão das obras do nosso Teatro.

Ao longo do segundo semestre de 2020 daremos continuidade às atividades do “cultura artística em casa” e também ao nosso programa de bolsas de estudo. Aliás, adianto para vocês, em primeira mão, que mais novidades estão por vir. A primeira delas será um recital online exclusivo de Gautier Capuçon e Jerome Ducros, artistas que estariam  na nossa Temporada deste ano.

A equipe da Cultura Artística permanece à disposição para conversar e fazer todos os esclarecimentos que forem necessários. Nossos dados de contato são os mesmo de sempre e podem ser encontrados em nosso site.

Mais uma vez, agradeço a compreensão de todos vocês e espero que estejam bem.

Seguimos juntos, ainda que fisicamente separados.

Contatos

Para exercer a sua opção, entre em contato com nossa equipe de atendimento.Estamos em regime de home-office, mas continuamos à disposição no horário de costume, de segunda à sexta-feira, das 10h às 19h, nos contatos abaixo. Reforçamos que, neste momento, não teremos atendimento presencial.

E-mail
assinantes@culturaartistica.org

Telefones celulares
(11) 94246-1627 ou (11) 97355-9644

Telefone fixo
(11) 3256-0223