playlist
Mensalmente, nossa diretora artística Gioconda Bordon organiza uma seleção de obras para você ouvir da sua casa.
Disponível na Apple Music e no Spotify:
Dezembro
Para encerrar o ano, Gioconda Bordon selecionou músicas de natal – não aquelas já conhecidas no circuito comercial, mas obras mais introspectivas, que nos levam a pensar no significado desta data. Entre elas, Christmas Oratorio, BWV 248, de Bach, e Ave Maria, op. 2, n. 2, de Elgar. Acesse no link da bio ou ouça no seu tocador de preferência
Novembro
A seleção musical deste mês é focada no trabalho da soprano letã Kristine Opolais, que encerra a Temporada Cultura Artística 2023. Poderemos ouvir trechos da ópera Simon Boccanegra, de Puccini, em que Opolais atua em dueto com o barítono Thomas Hampson; e de Turandot, de Puccini, acompanhada do tenor Jonas Kaufmann.
Outubro
Na seleção musical deste mês, é possível mergulhar no rico universo do renomado gambista, regente e compositor catalão, Jordi Savall. A suíte de Marin Marais em si menor, o concerto para dois violinos e viola da gamba em ré menor de Antonio Vivaldi, um quinteto de Luigi Bocherini e ainda duas breves composições de Henry Purcell compõem a playlist deste mês.
Agosto
Na playlist deste mês, Gioconda Bordon selecionou obras de Richard Wagner, maestro, compositor, diretor de teatro e ensaísta alemão. Poderemos ouvir excertos de óperas compostas entre 1840 e 1882, interpretadas pela Orquestra Filarmônica de Londres com o maestro Klaus Tennstedt, pela Orquestra Filarmônica de Viena com Elina Garanca e Christian Thielemann, entre outras.
Julho
Na playlist deste mês é possível conhecer melhor a obra do compositor e pianista francês Joseph Maurice Ravel. Gioconda Bordon selecionou obras como o Concerto em sol maior para piano e orquestra, interpretado por Krystian Zimerman e a Orquestra de Cleveland, e a Balada em fá sustenido, op. 19, por Yuja Wang.
Maio
A playlist deste mês é sobre Rachmaninoff, compositor homenageado em 2023 pelos 150 anos de seu nascimento. O artista iniciou no piano aos 4 anos de idade e ao longo de sua carreira compôs peças de grande impacto e popularidade. Sua obra é vasta, composta por sinfonias, corais e peças para piano.
Março
Na trigésima primeira edição da playlist, Gioconda Bordon destaca dois dos artistas que estarão na Temporada 2023: o primeiro deles, o clarinetista Andreas Ottensamer, que interpreta o Trio para clarinete de Brahms, op. 114; o segundo, Gautier Capuçon, cuja gravação escolhida foi a do Concerto para violoncelo, op. 129, de Schumann. Além destas, outras peças instrumentais e canções.
Setembro
Para a playlist de setembro, Gioconda Bordon selecionou obras de Camille Saint-Saëns, compositor francês que nasceu em Paris, em 1835, e morreu na Argélia, em 1921. As composições escolhidas trazem um pouco da música de câmara, além de motetos, um concerto e uma ária de Sansão e Dalila, sua ópera mais famosa.
Agosto
A playlist de agosto é dedicada ao contratenor polonês Jakub Józef Orliński, de 31 anos, que vive um momento importante e muito promissor de sua carreira. Dentre os álbuns do artista, Gioconda Bordon, nossa diretora artística, selecionou algumas peças de compositores italianos e poloneses, além do Stabat Mater completo, de Vivaldi.
Abril
A playlist de abril se baseia na importância do calendário litúrgico – em especial a Semana Santa – para os compositores no período Barroco. Gioconda Bordon, nossa diretora artística, selecionou árias e coros das Paixões segundo São Mateus e São João, escritas por Johann Sebastian Bach – duas obras fundamentais do período e para a música ocidental.
Março
Gioconda Bordon, nossa diretora artística, selecionou concertos para piano e orquestra que gostaria de ouvir em uma sala de concertos, inspirada pela retomada dos espetáculos presenciais. Entre os intérpretes escolhidos, estão Mitsuko Uchida e a Orquestra Real do Concertgebouw, Leif Ove Andsnes e a Orquestra de Câmara da Noruega e Maria João Pires e a Orquestra Mozart.