bolsas
de estudo

A Cultura Artística, instituição cultural privada sem fins lucrativos, abre inscrições para Processo Seletivo do Programa de Bolsas de Estudo Magda Tagliaferro 2023. A Cultura Artística tem como missão tornar a arte parte da vida das pessoas, através de performances inspiradoras e ações educativas. São valores da Cultura Artística excelência, inovação, cultura, educação, entretenimento, diversidade e acessibilidade.

O Programa tem o objetivo de complementar e ampliar a formação de jovens músicos e musicistas clássicos(as) que busquem a profissionalização na área da performance, nas modalidades de Canto e de Instrumento, e prepará-los(as) para um próximo passo na carreira. O Edital 2023 oferecerá vagas nas seguintes categorias: Pré-universitária e Universitária.

Serão oferecidos os seguintes benefícios:

  1. Bolsa-auxílio no valor de R$1.500,00 mensais;
  2. Aulas particulares com professores conceituados(as), para aprimoramento técnico e preparação para processos seletivos e concursos nacionais e internacionais;
  3. Acesso gratuito com acompanhante à programação da Cultura Artística;
  4. Prioridade em masterclasses promovidas pela Instituição;
  5. Cursos de idioma em parceria com a Aliança Francesa, a Cultura Inglesa ou o Goethe Institut;
  6. Até duas passagens aéreas anuais para participar de festivais, concursos e provas das universidades;
  7. Ajuda de custo para manutenção de instrumentos;
  8. Atendimento ortopédico e fisioterápico em parceria com o Instituto Vita;
  9. Cursos e workshops de formação complementar promovidos pela Cultura Artística, que buscam oferecer uma visão humanística do processo educativo;
  10. Acompanhamento sociopedagógico dos estudos e desenvolvimento pessoal.

Processo Seletivo | Programa de Bolsas de Estudo Magda Tagliaferro 2023

Acesse o edital para saber mais. As inscrições serão encerradas no dia 26/03/2023, às 22h.

Aprovados no Processo Seletivo 2023

Gabriela Taveira Grande
João Pedro Marques Brandão
Jordan Alexander Gomes Rodrigues Pereira
Mateus Colares de Souza
Samuel Guedes Fagundes

Bolsistas 2021-2022

caio_catao_site

Caio Albuquerque, violoncelo

Caio Albuquerque, 16 anos, iniciou seus estudos musicais aos 8 anos de idade com a professora Adriana Lombardi. Aos 11 anos iniciou seus estudos na EMESP Tom Jobim, onde permaneceu sob a orientação de Adriana Lombardi. Em 2018 passou a estudar no Instituto Baccarelli sob a orientação do professor Rafael Cesário. Em 2019 participou do Programa Prelúdio da TV Cultura e ingressou como bolsista na Orquestra Experimental de Repertório. Participou de masterclasses com renomados professores, como Romain Garioud, Matias de Oliveira, Fábio Presgrave, e Bartholomew Lafollette.

Atualmente estuda violoncelo na The Yehudi Menuhin School, e faz parte do programa de bolsas da Cultura Artística.

Guido

Guido Sant’Anna, violino

Iniciou seus estudos no violino aos 5 anos de idade, tendo desde jovem aulas com a professora Márcia Uhlemann. Aos 7 anos foi descoberto pelo maestro Júlio Medaglia. O regente passou a levá-lo para os primeiros solos acompanhados de orquestra. Aos 8 anos,  passou a ter aulas com a professora Elisa Fukuda. Alcançou na época notoriedade por ser o primeiro e mais jovem finalista de um programa de calouros de música clássica no Brasil (‘Prelúdio). A partir dali, fez várias apresentações, principalmente com o Maestro João Carlos Martins e Orquestra Bachiana Filarmônica, além de participar de alguns festivais e masterclasses. Como bolsista de escola internacional, Guido pode participar de três edições do Amis Festival (2017 Bruxelas, 2018 Madrid e 2019 Moscou), sempre como spalla do Middle School Orchestra. Mas foi somente após sua participação no Menuhin Competition em 2018 que surgiram muitas oportunidades como solista em orquestras no Brasil e no exterior, além do prêmio de maior revelação da música clássica de 2018, concedido a ele pela revista Concerto. Foi ainda selecionado em 2018 e 2019 para participar do Perlman Music Program, no Summer Music School em Shelter Island – NY.

Atualmente ainda estuda com a professora Elisa Fukuda, é bolsista da Cultura Artística e suas aulas e viagens têm sido também financiadas por um doador estrangeiro anônimo.

Guido recebeu em junho de 2019 o empréstimo de um violino Vincenzo Jorio de 1833 e arco da Caris Foundation, que muito tem contribuído para sua evolução musical.

site guimel alves

Guimel Bebiano Alves, oboé

Oboísta e Saxofonista, Guimel iniciou seus estudos de música em 2011 no Guri Santa Marcelina, tendo aulas de safoxone com Israel Viana. Em 2013, ingressou na Emesp Tom Jobim para prosseguir em seus estudos com César Albino e Paula Valente. Em 2016, ingressou na especialização em Saxofone Popular na Emesp sob a orientação de Mané Silveira, enquanto nesse mesmo ano iniciou os estudos no Oboé com a professora Raquel Gonçalves pelo projeto Guri. No ano seguinte, ingressou na Escola Municipal de Música para se aperfeiçoar no instrumento com os professores Joel Gisiger e Roberto Araújo. 

Atuou como oboísta da Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos, Banda Sinfônica do Estado de SP e da Orquestra Jovem Tom Jobim, além da participação como músico convidado de alguns concertos junto à Academia da OSESP.  Participou também como bolsista do Festival Música na Serra, Festival Música nas Montanhas e Festival de Música de Bauru, tendo aulas com Ricardo Barbosa. 

Atualmente cursa o Bacharelado em Oboé na Universidade Estadual Paulista (UNESP) sob a orientação do professor Arcádio Minczuk, é integrante da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo e é bolsista do programa de bolsas da Cultura Artística.

site Iury Santos

Iury Sousa Rodrigues dos Santos, violino

Iniciou seus estudos aos 7 anos no Projeto Guri, com o professor Tales Navarro. Aos 11 anos, ingressou na EMESP Tom Jobim, estudando por três anos com a professora Miriam Cruz e dois anos com a professora Andrea Campos. Participou de diversas Masterclasses com professores e solistas renomados, como Elizabeth Chang, Agata Szymczewska, Elissa Cassini, Emmanuele Baldini, Cláudio Cruz, Daniel Guedes, Cármelo de los Santos, Aimée Kreston e Oscar Bohorquez. Foi bolsista da Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes e da Orquestra Jovem Tom Jobim. Participou da 49⁰ e 50⁰ edições do Festival Internacional de Campos do Jordão e do Ilumina Bahia. Em 2020, venceu a terceira categoria do 1° concurso GruCordas. Atualmente, é aluno da  professora Elisa Fukuda e bolsista da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo.

Josué Rodrigues

Josué Rodrigues dos Santos Junior, clarinete

Clarinetista da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, estudou em grandes instituições brasileiras de ensino como a Escola Municipal de Música de São Paulo, Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP Tom Jobim). Também estuou no programa Guri Santa Marcelina sob orientação do professor Marcelo Silvério e através do programa foi selecionado para participar de um intercâmbio na Juilliard School de Nova Iorque.

Em suas experiências em grupos sinfônicos atuou na Orquestra Sinfônica Jovem Municipal de Guarulhos, foi primeiro clarinete da Orquestra Jovem do Theatro São Pedro e spalla da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo.

Atualmente cursa Bacharelado em Música com habilitação em Clarineta na Universidade Estadual Paulista (UNESP) na classe do professor Sergio Burgani e é aluno de Tiago Naguel através da Bolsa de Estudos da Cultura Artística.

sandra_site

Sandra Ribeiro, fagote

Iniciou seus estudos de fagote em 2011, aos 16 anos, na Escola Municipal de Música de São Paulo, com Alexandre Silvério. No ano seguinte, ingressou na Orquestra Experimental de Repertório onde permaneceu por 4 anos, sendo Jovem Solista em seu terceiro ano. Participou de alguns festivais como: Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, com Menção Honrosa em 2017 e convite para solista do Festival no ano posterior;  Oficina de Música de Curitiba e Festival de Música nas Montanhas, com professores como Klaus Thunemman, Fábio Cury, Afonso Venturieri, Martin Kuuskmann, Ronaldo Pacheco entre outros. Se formou na Academia de Música da Osesp tendo aulas com Alexandre Silvério e Romeu Rabelo. Em 2017 e 2018 foi fagotista na Orquestra Sinfônica do Paraná. Foi ainda uma das vencedoras do Concurso Jovens Solistas da Osesp, tendo a oportunidade de Solar com a própria orquestra em outubro de 2019. No ano de 2021, foi finalista da Competição Internacional  Meg Quigley Vivaldi Competition. Desde 2019 é chefe de Naipe na Orquestra do Theatro São Pedro e atualmente bolsista da Cultura Artística.

site thiago leite

Thiago Leite Barbosa, violão

Iniciou os estudos no Violão Clássico em 2014 com o professor Luiz Roberto Moura no município de Jandira. Em 2015 participou do X Concurso de Violão do Conservatório Villa Lobos da FITO no 3º Turno, no qual ganhou o segundo prêmio. 

No final do ano de 2015, através de seu professor, conheceu Paulo Martelli e passou a ter aulas com ele. Em 2016, entrou para Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), onde passou a ter aulas com outros importantes nomes do Violão brasileiro como Paulo Porto-Alegre, Chrystian Dozza e Thiago Abdalla. Em 2018, foi aprovado no vestibular para cursar Bacharelado em Música com ênfase em Violão da UNESP.

Já participou e foi premiado em dois dos mais importantes e tradicionais concursos de violão nacionais: Souza Lima, em 2017 (3º Turno – 3º lugar) e 2019 (3º lugar), e Musicalis, em 2019 (2º lugar).

Em 2019, também participou de duas importantes séries de concertos, Movimento Violão Novos Rumos e a Semana do Violão do Conservatório de Tatuí. No início de 2022, foi um dos selecionados para bolsista do grupo “Ensemble Contemporâneo” do 1º Festival de Verão de Campos do Jordão.

site vinicius penteado

Vinícius Benalia Penteado, piano

Iniciou os estudos de piano aos 8 anos de idade, na Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA) sob orientação da professora Sylvia Chiapetta. Foi seu aluno também na Fundação Magda Tagliaferro, participando de recitais e Masterclasses onde aprimorou suas técnicas pianísticas. Em 2019, na Universidade de São Paulo, começou a ter aulas de piano com o professor Luiz Guilherme Pozzi. Em 2020, ingressou na Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP) para continuar seus estudos e, em paralelo, cursa bacharelado em regência pela Universidade de São Paulo (USP).

Já tocou em inúmeras formações, possuindo ampla experiência como camerista e correpetidor. Também participou de programas junto a OCAM e OSUSP em 2019. Foi finalista, por dois anos consecutivos, em 2020 e 2021, do concurso estadual de piano Guiomar Novaes. Também foi finalista do concurso de piano Almeida Prado em 2021 e conquistou o primeiro lugar do XXX Concurso de Piano Souza Lima em 2021.

Bolsistas anteriores

Adriel Rodrigues Ferraz, violino

Albert Andrade, barítono

Andressa Daniella Santos, percussão

Aurea Diovana Carlos dos Santos, violoncelo

Bruno Carneiro de Camargo, saxofone

Caroline da Silva Mattos, violino

Diana Alves, violino

Eduardo Gutterres, violão

Eloisa Rocha, violino

Gabriel de Oliveira, violino

Gabriel Iscuissati, viola

Gabriele Leite, violão

Giovana Carcanholo Dilio, flauta

Giulia Costa, canto

Giuliano Dal Medico, violoncelo

Graziella Araújo de Sousa, flauta

Guilherme Aparecido Santana, viola

Guilherme Peres, violino

Henrique Silva, violão

Izabella Kumagai de Oliveira, piano

Jamile Costa, violino

Joachim Emidio Ribeiro Silva, percussão

Johann Almeida Grisante, piano

Jonatas Santos da Silva, violoncelo

Jordan Alexander, piano

Juan Rogers Soares Rodrigues, violoncelo

Letícia Maia Durante, flauta

Lucas Martins, flauta

Lucas Targino Farias, violino

Lucas Thomazinho, piano

Luiz Abelardo Chavez, fagote

Marcus Vinícius de Oliveira Figueiredo da Silva, contrabaixo

Matheus Baião, violino

Nathalia Sudario, violoncelo

Rafael Esparrel, clarinete

Rafael Figueiredo, contrabaixo

Ramon Mundin, tenor

Ryu Wada, violino

Vitor Alves Mello Lopes, piano

Vitor Zendron da Cunha, piano

Wellington Carlos Santos Miranda, trombone