2011 à 2014
15 de abril de 2020
1991 à 2000
22 de abril de 2020
  • 2001

Com sofisticado repertório, Ute Lemper contribui para a versatilidade do ano.

 

  • 2002

A entidade completa 90 anos e traz uma rara oportunidade para o público de São Paulo: o teatro japonês de bonecas da Associação Bunraku de Osaka.

 

  • 2003

Pela primeira vez, é anunciada uma temporada dedicada exclusivamente ao jazz.

 

  • 2005

Lincoln Center Jazz Orchestra e Wynton Marsalis (regência e trompete), além da West-Eastern Divan Orchestra e Daniel Barenboim (regência) apresentam concorridos concertos.

 

  • 2006/2007

Além das atividades internacionais, a Cultura Artística decide intensificar sua vocação sociocultural e cria um projeto pioneiro de música clássica para crianças. Sucesso de público em pequenas e grandes cidades, o projeto Ouvir para Crescer nasce para sensibilizar e formar novos ouvintes por meio de apresentações didáticas e participativas sobre a música, suas características, gêneros e estilos.

A temporada tem como destaque Yo-Yo Ma (violoncelo) e Kathryn Stott (piano)

 

  • 2008

A Cultura Artística sofre um baque no meio de uma belíssima temporada: seu teatro é consumido por um incêndio. Além da sala principal, toda a aparelhagem técnica, de iluminação, palcos, plateia, os figurinos e cenários das duas peças em cartaz são completamente destruídos, além de dois pianos Steinway & Sons.

 

“(…)É um teatro de belíssima tradição que não pode desaparecer de uma hora para outra. A cidade de São Paulo não pode perder um teatro dessa qualidade, é uma obrigação de todo mundo trabalhar para resgatá-lo.”

Sábato Magaldi (crítico teatral, ensaísta e professor)

 

“Fiquei extremamente estarrecido quando soube do incêndio. O Teatro Cultura Artística presta um serviço inestimável para a música de concerto e para o teatro há muitas décadas. (…)”

Jamil Maluf (maestro e então diretor do Theatro Municipal)

 

“(…) É um espaço que tem uma história, que tem uma relação importante com o teatro brasileiro desde a década de 1950, abrigou companhias importantíssimas. Além disso, é também um espaço precioso para a música erudita nessa cidade onde os espaços para a música são cada vez mais raros. Vamos com certeza nos mobilizar e reconstruir esse patrimônio muito importante para a cultura não apenas de São Paulo, mas de todo o Brasil.”

Maria Adelaide Amaral (escritora e dramaturga)

Foto: Acervo do jornal O Estado de S. Paulo

  • 2009

A parte artística não se intimida com o acidente: a temporada é das mais estelares, com nomes como a Orchestre des Champs-Élysées e Phillippe Herreweghe (regência) e o Ballet Biarritz. Além disso, a Cultura Artística assume a gestão do Teatro Promon, antiga Sala São Luiz, que passa a se chamar Teatro Cultura Artística Itaim, e propõe ali uma série de música de câmara.

  • 2010

O presidente da Sociedade de Cultura Artística, José Mindlin, falece. Em seu lugar assume Pedro Herz, dono da Livraria Cultura. Em sua agenda, os desafios da reconstrução do teatro e a comemoração dos cem anos da instituição.