playlist

Mensalmente, nossa diretora artística Gioconda Bordon organiza uma seleção de obras para você ouvir da sua casa.

Disponível na Apple Music e no Spotify:


playlist_setembro_22 (1)

Setembro

Para a playlist de setembro, Gioconda Bordon selecionou obras de Camille Saint-Saëns, compositor francês que nasceu em Paris, em 1835, e morreu na Argélia, em 1921. As composições escolhidas trazem um pouco da música de câmara, além de motetos, um concerto e uma ária de Sansão e Dalila, sua ópera mais famosa.

Agosto

A playlist de agosto é dedicada ao contratenor polonês Jakub Józef Orliński, de 31 anos, que vive um momento importante e muito promissor de sua carreira. Dentre os álbuns do artista, Gioconda Bordon, nossa diretora artística, selecionou algumas peças de compositores italianos e poloneses, além do Stabat Mater completo, de Vivaldi.

Julho

A playlist de julho traz o Quarteto Belcea e suas interpretações de Brahms e Shostakovich. Além do quarteto, Gioconda Bordon, nossa diretora artística, também selecionou interpretações dos pianistas Nelson Freire e Alexander Melnikov de obras dos compositores citados.

Junho

Para a playlist de junho, Gioconda Bordon, nossa diretora artística, fez uma seleção dedicada a compositores poloneses. Além de Frédéric Chopin, a playlist conta com obras de Karłowicz, Szymanowski, Górecki, Penderecki e Żebrowski.

Maio

A playlist de maio destaca o tenor Piotr Beczala, que abriu a Temporada 2022 da Cultura Artística. Gioconda Bordon selecionou árias que compõem o repertório de tenores como Beczala, e que nos mostram as qualidades únicas e as sutilezas do intérprete.

Abril

A playlist de abril se baseia na importância do calendário litúrgico – em especial a Semana Santa – para os compositores no período Barroco. Gioconda Bordon, nossa diretora artística, selecionou árias e coros das Paixões segundo São Mateus e São João, escritas por Johann Sebastian Bach – duas obras fundamentais do período e para a música ocidental.

Março

Gioconda Bordon, nossa diretora artística, selecionou concertos para piano e orquestra que gostaria de ouvir em uma sala de concertos, inspirada pela retomada dos espetáculos presenciais. Entre os intérpretes escolhidos, estão Mitsuko Uchida e a Orquestra Real do Concertgebouw, Leif Ove Andsnes e a Orquestra de Câmara da Noruega e Maria João Pires e a Orquestra Mozart.

 

Dezembro

A playlist de dezembro é uma homenagem ao legado do pianista Nelson Freire. Gioconda Bordon, nossa diretora artística, selecionou interpretações de Chopin, Debussy, Liszt, Schumann, Brahms, e também peças de Villa Lobos e Francisco Mignone, reunindo mais de duas horas de apresentações.

Novembro

Na playlist de novembro, Gioconda Bordon, nossa diretora artística, selecionou peças de câmara compostas por Ludwig van Beethoven. Entre os intérpretes escolhidos, estão Renaud e Gautier Capuçon, ao lado do pianista Frank Braley; o Quarteto Emerson, e o pianista András Schiff

Outubro

Os poemas sinfônicos são peças musicais muito difundidas entre os compositores Românticos no século XIX. Na playlist de novembro, Gioconda Bordon, nossa diretora artística, selecionou obras de célebres nomes do gênero, como Richard Strauss, Bedřich Smetana e Piotr Ilitch Tchaikovsky.

Acesse todas as nossas playlists aqui: