playlist

Mensalmente, nossa diretora artística Gioconda Bordon organiza uma seleção de obras para você ouvir da sua casa.

Disponível na Apple Music e no Spotify:


playlist modelo2

Dezembro

Para encerrar o ano, Gioconda Bordon selecionou músicas de natal – não aquelas já conhecidas no circuito comercial, mas obras mais introspectivas, que nos levam a pensar no significado desta data. Entre elas, Christmas Oratorio, BWV 248,  de Bach, e Ave Maria, op. 2, n. 2, de Elgar. Acesse no link da bio ou ouça no seu tocador de preferência

playlist_modelo

Novembro

A seleção musical deste mês é focada no trabalho da soprano letã Kristine Opolais, que encerra a Temporada Cultura Artística 2023. Poderemos ouvir trechos da ópera Simon Boccanegra, de Puccini, em que Opolais atua em dueto com o barítono Thomas Hampson; e de Turandot, de Puccini, acompanhada do tenor Jonas Kaufmann.

playlist_38

Outubro

Na seleção musical deste mês, é possível mergulhar no rico universo do renomado gambista, regente e compositor catalão, Jordi Savall. A suíte de Marin Marais em si menor, o concerto para dois violinos e viola da gamba em ré menor de Antonio Vivaldi, um quinteto de Luigi Bocherini e ainda duas breves composições de Henry Purcell compõem a playlist deste mês.

playlist_modelo

Setembro

Para a playlist deste mês, Gioconda Bordon se debruçou na discografia de András Schiff e selecionou algumas de suas gravações mais icônicas. Dentre elas, poderemos ouvir a Sonata n.10 em dó maior, K. 330, de Mozart, e a Sonata n.3 em mi maior, BWV 1016, de Bach.

playlist36

Agosto

Na playlist deste mês, Gioconda Bordon selecionou obras de Richard Wagner, maestro, compositor, diretor de teatro e ensaísta alemão. Poderemos ouvir excertos de óperas   compostas entre 1840 e 1882, interpretadas pela Orquestra Filarmônica de Londres com o maestro Klaus Tennstedt, pela Orquestra Filarmônica de Viena com Elina Garanca e Christian Thielemann, entre outras.

playlist_34 (2)

Julho

Na playlist deste mês é possível conhecer melhor a obra do compositor e pianista francês Joseph Maurice Ravel. Gioconda Bordon selecionou obras como o Concerto em sol maior para piano e orquestra, interpretado por Krystian Zimerman e a Orquestra de Cleveland, e a Balada em fá sustenido,  op. 19, por Yuja Wang.

playlist

Junho

Inspirada pelos concertos de abertura da Temporada Cultura Artística 2023, Gioconda Bordon selecionou gravações de algumas obras que estarão no programa de estreia. Poderemos ouvir a Sonata n.6, op.6, em sol menor, de Bach, e o Concerto para violino e orquestra n.5, em lá maior, de Mozart.

playlist_maio

Maio

A playlist deste mês é sobre Rachmaninoff, compositor homenageado em 2023 pelos 150 anos de seu nascimento. O artista iniciou no piano aos 4 anos de idade e ao longo de sua carreira compôs peças de grande impacto e popularidade. Sua obra é vasta, composta por sinfonias, corais e peças para piano.

playlist_abril

Abril

Para a playlist de abril, Gioconda Bordon selecionou artistas que se dedicam ao violão, como Ary Barroso. Sua música Aquarela do Brasil, por exemplo, fez parte do repertório do álbum Saudade, de Plínio Fernandes, o violonista que abre a série da Cultura Artística deste ano.

playlist_marco

Março

Na trigésima primeira edição da playlist, Gioconda Bordon destaca dois dos artistas que estarão na Temporada 2023: o primeiro deles, o clarinetista Andreas Ottensamer, que interpreta o Trio para clarinete de Brahms, op. 114; o segundo, Gautier Capuçon, cuja gravação escolhida foi a do Concerto para violoncelo, op. 129, de Schumann. Além destas, outras peças instrumentais e canções.

playlist_dez22

Dezembro

A playlist de dezembro traz trechos de vários musicais que marcaram época. Para a seleção, Gioconda Bordon reuniu temas de West Side Story, A Chorus Line, Fiddler on the Roof, O Rei e Eu e outros.

Novembro

Para a playlist de novembro, Gioconda Bordon selecionou peças para piano escritas pelo austríaco Franz Schubert, que viveu entre 1797 e 1828. Os intérpretes escolhidos são  reconhecidos pelo refinamento e sensibilidade, e articulam com precisão o lirismo cristalino de Schubert.

Outubro

A playlist de outubro reúne trechos de balés, entre aqueles habitualmente apresentados pelas grandes companhias de dança. Gioconda Bordon selecionou obras como “O Lagos do Cisnes”, de Tchaikovsky, “Petrushka”, de Stravinsky, “La Bayadère”, de Ludwig Minkus, entre outras.

Setembro

Para a playlist de setembro, Gioconda Bordon selecionou obras de Camille Saint-Saëns, compositor francês que nasceu em Paris, em 1835, e morreu na Argélia, em 1921. As composições escolhidas trazem um pouco da música de câmara, além de motetos, um concerto e uma ária de Sansão e Dalila, sua ópera mais famosa.

Agosto

A playlist de agosto é dedicada ao contratenor polonês Jakub Józef Orliński, de 31 anos, que vive um momento importante e muito promissor de sua carreira. Dentre os álbuns do artista, Gioconda Bordon, nossa diretora artística, selecionou algumas peças de compositores italianos e poloneses, além do Stabat Mater completo, de Vivaldi.

Julho

A playlist de julho traz o Quarteto Belcea e suas interpretações de Brahms e Shostakovich. Além do quarteto, Gioconda Bordon, nossa diretora artística, também selecionou interpretações dos pianistas Nelson Freire e Alexander Melnikov de obras dos compositores citados.

Junho

Para a playlist de junho, Gioconda Bordon, nossa diretora artística, fez uma seleção dedicada a compositores poloneses. Além de Frédéric Chopin, a playlist conta com obras de Karłowicz, Szymanowski, Górecki, Penderecki e Żebrowski.

Maio

A playlist de maio destaca o tenor Piotr Beczala, que abriu a Temporada 2022 da Cultura Artística. Gioconda Bordon selecionou árias que compõem o repertório de tenores como Beczala, e que nos mostram as qualidades únicas e as sutilezas do intérprete.

Abril

A playlist de abril se baseia na importância do calendário litúrgico – em especial a Semana Santa – para os compositores no período Barroco. Gioconda Bordon, nossa diretora artística, selecionou árias e coros das Paixões segundo São Mateus e São João, escritas por Johann Sebastian Bach – duas obras fundamentais do período e para a música ocidental.

Março

Gioconda Bordon, nossa diretora artística, selecionou concertos para piano e orquestra que gostaria de ouvir em uma sala de concertos, inspirada pela retomada dos espetáculos presenciais. Entre os intérpretes escolhidos, estão Mitsuko Uchida e a Orquestra Real do Concertgebouw, Leif Ove Andsnes e a Orquestra de Câmara da Noruega e Maria João Pires e a Orquestra Mozart.

 

Acesse todas as nossas playlists aqui: