teatro
cultura artística

Em outubro de 2022 teve início a última fase das obras de reconstrução do Teatro Cultura Artística. Para que ele possa ser reinaugurado em 2024 na sua totalidade, precisamos da ajuda de todos. Seja parte desta história!

um patrimônio nacional

“Os dois maiores maestros e compositores brasileiros, Heitor Villa-Lobos e Camargo Guarnieri, prepararam com carinho especial o concerto de inauguração do Teatro Cultura Artística e de abertura da temporada de 1950”, assim descreve Ivan Ângelo o espetáculo de abertura daquele que era na época um dos maiores e mais modernos complexos culturais da América Latina. O projeto de Rino Levi mereceu matérias em várias revistas especializadas da época, com destaque à acústica das salas de espetáculo, ao moderno sistema de ar-condicionado, aos camarins e ao monumental painel de autoria de Di Cavalcanti. Seus dois palcos, nas décadas que se seguiram, abrigariam espetáculos memoráveis de teatro, música, canto e dança. Tudo isso torna o Teatro Cultura Artística um importante marco cultural e arquitetônico brasileiro, justificando seu tombamento nas esferas federal, estadual e municipal.

um novo teatro
cultura artística

Em agosto de 2008 um incêndio de grandes proporções atingiu o Teatro Cultura Artística. As duas salas de espetáculo foram destruídas, mas felizmente a fachada com o mural de Di Cavalcanti, foyers do térreo e do primeiro andar e arquivos históricos foram salvos. O partido adotado pelo arquiteto Paulo Bruna, autor do projeto de renovação do Teatro Cultura Artística, preserva e recupera todas as áreas remanescentes do histórico edifício e atualiza as salas de espetáculo, circulações e áreas de apoio de acordo com os mais modernos preceitos de tecnologia, acústica e segurança. Quando pronto, os dois palcos do Teatro voltarão a receber uma programação variada e com a mesma qualidade que faz da Cultura Artística uma referência. As áreas de convívio do térreo e primeiro andar permanecerão abertas durante o dia e as ações educativas que a instituição vem
desenvolvendo ao longo dos últimos anos passarão a contar com uma infraestrutura de excelência. O Teatro Cultura Artística renasce olhando para o futuro!

site1

a sala
de espetáculos

Ponto focal do Teatro Cultura Artística, a Sala foi redesenhada para abrigar uma programação musical variada. Seus 750 lugares, sendo 400 lugares na plateia central e 350 lugares no balcão, propiciarão uma experiência intimista para concertos de música clássica, jazz, música popular, música eletrônica, espetáculos para a família e atividade educativas. O ambiente intimista é acentuado pela obra da artista plástica Sandra Cinto que reveste toda a sala. Trabalhando em proximidade com os engenheiros acústicos, a artista concebeu linhas e curvas que dão movimento à obra e ao mesmo tempo respondem às necessidades técnicas de reflexão do som. Já a escolha da cor amarela dialoga com a história do edifício, pois é a mesma originalmente utilizada por Rino Levi.

 

Meu projeto para as paredes do Teatro Cultura Artística
A imagem que eu sempre tive em mente foi criar um espaço primeiramente acolhedor, que receba o público de braços abertos e o ajude a ser transportado pela música seja
para onde for que ela o guie. Uma imagem aberta para diversas interpretações: uma paisagem, nuvens, água, movimento, efeito borboleta, vibração, sonho…
Colocar o pentagrama vazio no centro do palco é uma grande homenagem à escrita musical e a todas as composições que foram feitas e as que ainda estão por vir.
Gosto muito de dialogar com a história do antigo teatro em termos cromáticos, esta é a
minha forma de homenagear o arquiteto Rino Levi e mantêlo por perto. A coloração mais amarelada/alaranjada/acobreada, pendendo para o dourado, me remete a um templo, um templo onde a Música, a Arte e o Amor são sagrados.
Sandra Cinto

site-2

auditório

Com 150 lugares e paredes em tons escuros, o Auditório foi pensado como um espaço versátil, podendo abrigar apresentações musicais, espetáculos teatrais, leituras dramáticas, cursos e palestras, resgatando a tradição da Cultura Artística
como um dos principais palcos culturais da cidade. O novo desenho mantém duas características que remetem ao projeto original. Sua localização no piso térreo, contígua ao foyer de entrada, propicia um diálogo muito próximo com a rua. Além disso, a cor original das poltronas também será retomada. Durante as pesquisas de restauro, constatou-se que as poltronas eram azuis, do mesmo tom do piso de pastilhas de vidro do foyer, criando uma unidade entre o dois espaços.

site3

o desafio
do restauro

Com 48 metros de comprimento e 8 metros de altura, a obra “Alegoria das Artes” é o maior painel concebido por Di Cavalcanti. Foram necessários 18 meses para restaurar as cerca de 1,2 milhões de pastilhas de vidro, trabalho que mereceu do IPHAN o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade como melhor obra de restauro de 2012. Da mesma forma, as demais áreas remanescentes do Teatro, incluindo fachada, foyers históricos do térreo e do primeiro andar, duas escadas e bilheterias terão todos seus detalhes originais restaurados. Quando prontos, este espaços receberão de volta uma parte do mobiliário original concebido por Rino Levi e pelo Studio D’Arte Palma, de Lina Bo Bardi e Giancarlo Palanti, complementado pelo moderno mobiliário e pela comunicação visual idealizados por Luciana Martins e Gerson de Oliveira da ,Ovo.

site4

um edifício vivo,
em diálogo com a cidade

Cobrindo o segundo e terceiro andares da fachada do Teatro, o painel de Di Cavalcanti sempre despertou admiração por todos que transitam pela rua Nestor Pestana. Logo abaixo do painel, os antigos foyers do primeiro e do segundo andar, todos de vidro, propiciam uma integração do interior do Teatro com o seu exterior. Essa interação será potencializada por três novos espaços. Serão recuperadas as duas lojas do térreo, abertas ao mesmo tempo para o interior e exterior do prédio, que receberão uma livraria e um café. Além disso, foi criado um novo foyer emoldurado por cortina de vidro de quatro andares para aproveitar a vista para a área verde, que surgiu com a demolição de imóvel contíguo ao Teatro, e para a Praça Roosevelt. Todos estes espaços permanecerão abertos durante todo o dia, mantendo o quarteirão vivo e contribuindo à revitalização do entorno.

site5

cultura artística
educativo

As iniciativas desenvolvidas pelo Cultura Artística Educativo impactam cerca de 10 mil pessoas a cada ano. Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de jovens músicos e difundir a música clássica e a performance, incluem masterclasses, palestras, preservação e pesquisa do acervo histórico, distribuição de ingressos, atividades digitais, além do programa de bolsas de estudo Magda Tagliaferro, que hoje beneficia 16 jovens anualmente, sendo 12 no Brasil e 4 no exterior. No novo Teatro Cultura Artística, todos os programas existentes serão expandidos e requalificados. Masterclasses serão ampliadas e ganharão espaços de excelência para as execuções. Os bolsistas da instituição contarão com espaços de estudo e de prática musical, incluindo 4 estúdios com tecnologia digital, com condições ideais para gravação e aulas à distância. O acervo tombado da Cultura Artística terá uma sala dedicada, dotada de modernos preceitos de tecnologia e segurança. Por fim, visitas guiadas voltadas principalmente para escolas serão realizadas ao longo do dia.

site6
logo-bndes-300dpi

apoia a Reconstrução do
Teatro Cultura Artística