bolsas
de estudo
O Cultura Artística, que é uma instituição cultural privada sem fins lucrativos, abre inscrições para o Processo Seletivo do Programa de Bolsas de Estudo Magda Tagliaferro 2024. O Cultura Artística tem como missão tornar a arte parte da vida das pessoas, através de performances inspiradoras e ações educativas. São valores do Cultura Artística excelência, inovação, cultura, educação, entretenimento, diversidade e acessibilidade.
O Programa tem o objetivo de complementar e ampliar a formação de jovens músicos que busquem a profissionalização na área da performance, nas modalidades de Canto e de Instrumento, e prepará-los para um próximo passo na carreira.
O Edital 2024 é voltado para jovens de 16 a 26 anos, que busquem ingressar em um curso superior ou de pós-graduação em performance musical, no Brasil ou no exterior.
As inscrições acontecerão entre 1º e 22/3/2024.
Serão oferecidos os seguintes benefícios:
– Bolsa-auxílio no valor de R$2.250,00 mensais;
– Aulas particulares com professores conceituados(as), para aprimoramento técnico e preparação para processos seletivos e concursos nacionais e internacionais;
– Acesso gratuito com acompanhante à programação do Cultura Artística;
– Prioridade em masterclasses promovidas pela Instituição;
– Cursos de idioma em parceria com a Aliança Francesa, a Cultura Inglesa ou o Goethe Institut;
– Até duas passagens aéreas anuais para participar de festivais, concursos e provas das universidades;
– Ajuda de custo para manutenção de instrumentos;
– Atendimento ortopédico e fisioterápico em parceria com o Instituto Vita;
– Cursos e workshops de formação complementar promovidos pela Cultura Artística, que buscam oferecer uma visão humanística do processo educativo;
– Acompanhamento sociopedagógico dos estudos e desenvolvimento pessoal.
Processo Seletivo | Programa de Bolsas de Estudo Magda Tagliaferro 2024
Acesse o edital para saber mais. As inscrições estarão abertas de 01/03/2024 (a partir de 10h) até 22/03/2024 (às 22h).
PESSOAS APROVADAS
Arthur Vizzali Fiorentino Rodrigues
Caio Henrique Silva Vital
Gustavo Barreto Campos Scudeler
Júlia Vasconcelos Abdalla
Nycollas Novais Q. da Silva
Samuel Alves de Oliveira
Thiago Roberto Costa Silva
Processo Seletivo | Prêmio Citi - Jovens Talentos da Música
O Prêmio Citi – Jovens Talentos da Música celebra, em 2024, a reabertura do Cultura Artística e tem como objetivo apoiar bolsistas e ex-bolsistas do Programa de Bolsas de Estudo Magda Tagliaferro a realizar um projeto de carreira no Brasil ou no exterior, complementando a sua formação na área da performance.
Acesse o edital para saber mais.
PESSOAS APROVADAS
Andressa Daniela Santos
Caio Albuquerque
Eduardo Gutterres
Guimel Bebiano
Thiago Leite Barbosa
Bolsistas 2024/2
Arthur Vizzali, barítono
Natural de São Paulo, hoje com 18 anos de idade, Arthur começou cantando jazz além de música clássica, tendo grandes cantores como inspiração. Aos 11 anos, começou as aulas de canto erudito e, em 2020, ingressou na EMESP Tom Jobim, onde teve aulas de canto com a professora Marília Vargas. Lá participa também do Coral Juvenil regido pela professora Paula Castiglioni. Desde 2023, é aluno regular da professora e fonoaudióloga Edna D’Oliveira.
Participou de masterclasses de canto e de interpretação com professores da Juilliard School e com outros artistas como Matthias Göerne e Sonya Yoncheva. Além do repertório alemão e italiano, trabalha também o repertório de canto russo com a professora e regente Eleonora Bondar.
Caio Henrique Silva Vital, piano
Iniciou os estudos aos 6 anos na EMESP Tom Jobim com a pedagoga polonesa Donata Madejska Lange. Depois, passou a estudar na classe do pianista e professor Luiz Guilherme Pozzi e, em 2022, ingressou na Universidade de São Paulo (USP), onde atualmente é orientado por Eduardo Monteiro. Foi premiado em diversos concursos de piano, como Concurso Latino-americano de Piano Vivace-Finale 2020 (México) e Concurso de piano Nise Obino (1º lugar), Concurso Latino-Americano Rosa Mística de Curitiba 2018, Concurso Nacional Souza Lima 2018 e Concurso Pró-Música de Campinas 2020 (2º lugar). Recebeu o Prêmio Leilah Paiva de melhor interpretação de música brasileira no XII Concurso de Piano Profª Edna Bassetti Habith, em Curitiba (2019). Foi um dos finalistas dos Concursos de Piano Guiomar Novaes 2021 e 2022 e semifinalista do primeiro Concurso Nacional Chopin em 2024.
Participa ativamente de festivais e masterclasses e atualmente integra o Programa de Bolsas de Estudo Magda Tagliaferro, promovido pelo Cultura Artística, onde estuda com Luiz Guilherme Pozzi.
Gabriela Grande, flauta transversal
Em 2014, aos 9 anos, iniciou seus estudos de Flauta Transversal na Escola Livre de Música Maestro João Seppe, em São Carlos, São Paulo. Com uma trajetória cheia de mudanças: Gabriela Grande estudou por três anos no Conservatório Municipal de Salto Maestro Henrique Castellari; em 2020 deixou o conservatório e passou a ter aulas com Angela Martineli e Lucas Lira pela escola de Música Heitor Villa-Lobos, de Americana, e também com os professores Daniel Lazinho e Ana Luiza Sofiatti pela Escola Livre de Música, de Limeira; desde 2021, ano em que Gabriela ingressou na Escola Municipal de Música de São Paulo, é aluna do professor Rogério Wolf.
Em 2022, com 17 anos começou a participar de concursos, dentre eles, participou da Primeira Eliminatória do Prelúdio da TV Cultura; conquistou a primeira colocação no Ciclo A do 3º Concurso Nacional para Jovens Flautistas “João Dias Carrasqueira” e foi uma das ganhadoras do concurso Jovens Solistas da OSJM.
Gustavo Scudeler, clarinete
Iniciou seus estudos musicais em 2010, em Pereiras-SP, sua cidade natal. Entre 2011 e 2017, cursou o Conservatório de Tatuí, onde integrou grupos artísticos como a Orquestra Sinfônica Jovem e a Banda Sinfônica do Conservatório. Em 2018, foi convidado como professor no 2º Festival de Música de Viana (ES) e, no mesmo ano, ingressou no curso de bacharelado em Clarinete pela UNESP, sob a orientação do Prof. Ms. Sergio Burgani.
Entre 2022 e 2024, participou do Festival de Inverno de Campos do Jordão, além de ser aprovado na Academia de Música da OSESP, onde participou de várias apresentações, desde recitais com piano até grupos camerísticos, e atuou como músico convidado da Osesp.
Atualmente, é bolsista da Sociedade Cultura Artística e continua seus estudos com Ovanir Buosi. Também participou de uma masterclass no Johannes-Brahms-Konservatorium, com o Prof. François Benda, ampliando sua experiência internacional.
Jordan Alexander, piano
Jordan Alexander tem uma intensa participação em festivais no Brasil e no exterior, como o Festival Pianale, na Alemanha, a Semana Internacional de Piano na Cushing Academy, nos Estados Unidos, o Festival de Piano Leonel Morales, na Espanha, e o Festival de Inverno de Campos do Jordão, entre outros.
Vem se destacando desde jovem em competições e conquistando dezenas de prêmios importantes, como o 1° lugar no Festival de Piano Almeida Prado, o 1° lugar no Concurso Nacional Guiomar Novaes e o Prêmio Nelson Freire no Festival Internacional de Piano do Rio de Janeiro. Em 2024, concluiu sua graduação na Universidade de São Paulo (USP), sob a orientação do professor Eduardo Monteiro.
Integrou a Academia de Músicos da Osesp, onde trabalhou como pianista da orquestra e correpetidor, atuando diretamente com maestros renomados como Sir Richard Armstrong e Ira Levin. Também mantém uma carreira ativa como solista, com apresentações ao lado de importantes orquestras, como a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, a Orquestra Sinfônica de Limeira e a Orquestra Projeto Jovens Músicos de Piracicaba, entre outras.
Em 2023, foi selecionado para o Programa de Bolsas de Estudo Magda Tagliaferro, promovido pela Sociedade de Cultura Artística, onde estuda com Lucas Gonçalves.
Júlia Abdalla, flauta doce
Júlia Abdalla estuda flauta doce com Ricardo Kanji e Natalia Chahin. Conquistou em 2015, 2017 e 2023 segundo e o primeiro lugar no concurso Open Recorder Days Amsterdam, acompanhada de seu pai no Conservatório de Amsterdam. Em 2018, chegou à final do Programa Prelúdio, da TV Cultura, com apenas 10 anos de idade apresentando-se na Sala São Paulo.
É integrante do Duo Abdalla, junto com seu pai, o violonista Thiago Abdalla, com quem trabalha um repertório que vai da música antiga a contemporânea. Entre seus concertos destacam-se: 50 Anos da TV Cultura no Teatro Municipal e Festival de Vermelhos junto a Orquestra Barroca, com regência do Maestro Júlio Medalha. 50º Festival de Inverno de Campos do Jordão, VII e XI Festival Internacional de Campina Grande FIMUS, Encontro de Música Clássica em Campo Grande – MS, III Festival Internacional de violão – UFCA em Juazeiro do Norte – CE, TEDx, Sescs, Ciclovia musical, entre outros.
Em 2021 junto ao Duo Abdalla, gravou a série de concertos Itinerários, contemplada com o prêmio Proac. Em 2022, lançaram o Álbum Itinerary. Em 2023, apresentou-se ao lado de seu pai em Lisboa, no teatro Avenidas.
Nycollas Novais, violino
Natural de Teixeira de Freitas – BA. Iniciou seus estudos aos 6 anos com a flauta doce e, aos 10, mudou para o violino, tendo aulas no Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento com o professor Felipe Mota. Em 2017, teve sua primeira experiência com uma orquestra sinfônica com uma passagem pela Orquestra Infantil da Bahia do NEOJIBA. Em 2019, ingressou no Núcleo Territorial do NEOJIBA, programa que ofereceu muitas oportunidades para seu crescimento. Em setembro de 2022, participou da turnê internacional da Orquestra Juvenil da Bahia. No início de 2023, foi para seu primeiro festival de música, na 8ª edição do Ilumina Festival e, em 2024, participou da 9ª edição desse festival, bem como foi convidado para a turnê internacional com o Ilumina, tendo se apresentado no Festival de Edimburgo na Escócia e no Concertgebouw em Amsterdam. Foi aprovado na Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, onde teve passagem curta, mas significativa. Atual bolsista do Programa Magda Tagliaferro do Cultura Artística, é aluno da professora e violinista Elisa Fukuda.
Samuel Alves, saxofone
Nascido em 2002 em São Paulo/SP, Samuel Alves iniciou seus estudos de saxofone aos 13 anos, participando da Banda Sinfônica do Conservatório de Guarulhos. Aos 14, ingressou na EMESP Tom Jobim, tendo como professor e orientador Milton Vito. Em 2017, venceu o 3º Concurso Jovens Solistas da Orquestra de Cordas da EMESP junto ao Quarteto de Saxofones da escola. Em 2019, ingressou na Banda Jovem do Estado de São Paulo como chefe de naipe e primeiro saxofone alto, onde ocupou o cargo até 2024, e venceu novamente Concurso de Jovens Solistas da Orquestra de Cordas da EMESP na sua 5ª edição. Em 2020, ingressou como primeiro saxofone alto e chefe de naipe da Banda Sinfônica de Taubaté. Em 2022, foi o vencedor dos concursos Jovens Solistas da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, do Programa Prelúdio da TV Cultura e Grande Prêmio Eleazar de Carvalho no Concurso Jovens Solistas da Osesp. Em 2023, foi convidado a solar frente à Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e venceu outra edição do Concurso Jovens Solistas da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, com o Quarteto Cia.Sax, um dos únicos quartetos de saxofones erudito da cidade de São Paulo, que integra tocando saxofone soprano. Em 2024, foi aprovado no Programa de Bolsas de Estudos Magda Tagliaferro do Cultura Artística e foi vencedor do 1° Concurso Jovens Solistas da São Paulo Chamber Soloists.
Thiago Costa, tenor
Iniciou seus estudos de canto lírico na Escola Municipal de Música de São Paulo em 2018, na classe da mezzo-soprano Maria Lucia Waldow. Participou do Coro Acadêmico da Osesp, sob regência de Marcos Thadeu, onde teve a oportunidade de cantar junto ao Coro da Osesp. Foi integrante do Grupo de Pesquisa e Performance em Música Medieval (GRUPPEMM), com orientação de Pedro Diniz. Foi solista no Réquiem de Mozart com a Orquestra Sinos Azuis e Coro da Cidade de Santo André sob regência de Roberto Ondei.
Premiado pelo festival Canto Mozarteum em 2022 com uma bolsa para participar da Chorakademie Lübeck 2023 na Alemanha, lá esteve em uma turnê que apresentou o Stabat Mater de Dvořák em Feuchtwangen e Bamberg, bem como O Messias de Händel no Ópera Magrave em Bayreuth. Em 2024, apresentou-se na Academia de Ópera do Theatro São Pedro como Paul Friquet na ópera La chanson de Fortunio e como Marchand d’Habits na ópera Mesdames de la Halle de Jacques Offenbach, com o maestro André dos Santos e a Orquestra Jovem do Theatro São Pedro.
Bolsistas anteriores
Adriel Rodrigues Ferraz, violino
Albert Andrade, barítono
Andressa Daniella Santos, percussão
Aurea Diovana Carlos dos Santos, violoncelo
Bruno Carneiro de Camargo, saxofone
Caio Albuquerque, violoncelo
Caroline da Silva Mattos, violino
Diana Alves, violino
Eduardo Gutterres, violão
Eloisa Rocha, violino
Gabriel de Oliveira, violino
Gabriel Iscuissati, viola
Gabriele Leite, violão
Giovana Carcanholo Dilio, flauta
Giulia Costa, canto
Giuliano Dal Medico, violoncelo
Graziella Araújo de Sousa, flauta
Guido Sant’Anna, violino
Guilherme Aparecido Santana, viola
Guilherme Peres, violino
Guimel Bebiano Alves, oboé
Henrique Silva, violão
Iury Sousa Rodrigues dos Santos, violino
Izabella Kumagai de Oliveira, piano
Jamile Costa, violino
João Pedro Brandão, violoncelo
Joachim Emidio Ribeiro Silva, percussão
Johann Almeida Grisante, piano
Jonatas Santos da Silva, violoncelo
Josué Rodrigues dos Santos Junior, clarinete
Juan Rogers Soares Rodrigues, violoncelo
Letícia Maia Durante, flauta
Lucas Martins, flauta
Lucas Targino Farias, violino
Lucas Thomazinho, piano
Luiz Abelardo Chavez, fagote
Marcus Vinícius de Oliveira Figueiredo da Silva, contrabaixo
Mateus Colares, oboé
Matheus Baião, violino
Nathalia Sudario, violoncelo
Rafael Esparrel, clarinete
Rafael Figueiredo, contrabaixo
Ramon Mundin, tenor
Ryu Wada, violino
Samuel Guedes, percussão erudita
Sandra Ribeiro, fagote
Thiago Leite Barbosa, violão
Vinícius Benalia Penteado, piano
Vitor Alves Mello Lopes, piano
Vitor Zendron da Cunha, piano
Wellington Carlos Santos Miranda, trombone