bolsas
de estudo

A Cultura Artística, instituição cultural privada sem fins lucrativos, abre inscrições para o Processo Seletivo do Programa de Bolsas de Estudo Magda Tagliaferro 2024. A Cultura Artística tem como missão tornar a arte parte da vida das pessoas, através de performances inspiradoras e ações educativas. São valores da Cultura Artística excelência, inovação, cultura, educação, entretenimento, diversidade e acessibilidade.

O Programa tem o objetivo de complementar e ampliar a formação de jovens músicos que busquem a profissionalização na área da performance, nas modalidades de Canto e de Instrumento, e prepará-los para um próximo passo na carreira.
O Edital 2024 é voltado para jovens de 16 a 26 anos, que busquem ingressar em um curso superior ou de pós-graduação em performance musical, no Brasil ou no exterior.

As inscrições acontecerão entre 1º e 22/3/2024.

Serão oferecidos os seguintes benefícios:

– Bolsa-auxílio no valor de R$2.250,00 mensais;
– Aulas particulares com professores conceituados(as), para aprimoramento técnico e preparação para processos seletivos e concursos nacionais e internacionais;
– Acesso gratuito com acompanhante à programação da Cultura Artística;
– Prioridade em masterclasses promovidas pela Instituição;
– Cursos de idioma em parceria com a Aliança Francesa, a Cultura Inglesa ou o Goethe Institut;
– Até duas passagens aéreas anuais para participar de festivais, concursos e provas das universidades;
– Ajuda de custo para manutenção de instrumentos;
– Atendimento ortopédico e fisioterápico em parceria com o Instituto Vita;
– Cursos e workshops de formação complementar promovidos pela Cultura Artística, que buscam oferecer uma visão humanística do processo educativo;
– Acompanhamento sociopedagógico dos estudos e desenvolvimento pessoal.

Processo Seletivo | Programa de Bolsas de Estudo Magda Tagliaferro 2024

Acesse o edital para saber mais. As inscrições estarão abertas de 01/03/2024 (a partir de 10h) até 22/03/2024 (às 22h).

Processo Seletivo | Prêmio Citi de Aperfeiçoamento Musical

O Prêmio Citi de Aperfeiçoamento Musical celebra, em 2024, a reabertura do Teatro Cultura Artística e tem como objetivo apoiar bolsistas e ex-bolsistas do Programa de Bolsas de Estudo Magda Tagliaferro a realizar um projeto de carreira no Brasil ou no exterior, complementando a sua formação na área da performance.

Acesse o edital para saber mais. As inscrições estarão abertas de 04/03/2024 (a partir de 10h) a 22/03/2024 (o recebimento se encerra às 22h).

Bolsistas 2023-2024

Foto Gabriela Grande

Gabriela Grande, flauta transversal

Em 2014, aos 9 anos, iniciou seus estudos de Flauta Transversal na Escola Livre de Música Maestro João Seppe, em São Carlos, São Paulo. Com uma trajetória cheia de mudanças: Gabriela Grande estudou por três anos no Conservatório Municipal de Salto Maestro Henrique Castellari; em 2020 deixou o conservatório e passou a ter aulas com Angela Martineli e Lucas Lira pela escola de Música Heitor Villa-Lobos, de Americana, e também com os professores Daniel Lazinho e Ana Luiza Sofiatti pela Escola Livre de Música, de Limeira; desde 2021, ano em que Gabriela ingressou na Escola Municipal de Música de São Paulo, é aluna do professor Rogério Wolf.  

Em 2022, com 17 anos começou a participar de concursos, dentre eles, participou da Primeira Eliminatória do Prelúdio da TV Cultura; conquistou a primeira colocação no Ciclo A do 3º Concurso Nacional para Jovens Flautistas “João Dias Carrasqueira” e foi uma das ganhadoras do concurso Jovens Solistas da OSJM. 

13-12-2022(1)

Mateus Colares, oboé

Natural de Porto Alegre, iniciou os estudos de oboé em 2016, na Escola de Música da Ospa com a professora Viktória Tatour. Em 2019 foi ganhador do Concurso Jovens Solistas da Ospa na categoria sopros e percussão. Atuou como oboísta chefe de naipe na Orquestra Sinfônica de Guarulhos de2020 a 2022. Também participou como músico convidado em diversas orquestras do RS e SP, como a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Sinfônica Municipal de Santos e Orquestra Sinfônica Heliópolis. Como aluno, participou dos mais importantes festivais de música do Brasil, como o Festival de Inverno de Campos do Jordão, Festival Internacional SESC de Música de Pelotas, onde realizou masterclasses com Cristoph Hartmann, Celia Kraig, Arcádio Minczuk, Ricardo Barbosa, dentre outros artistas renomados. Atualmente cursa o Bacharelado em Oboé naUniversidade de São Paulo (USP) sob orientação de Alexandre Ficarelli e faz parte doprograma de bolsas da Cultura Artística

site guimel alves

Guimel Bebiano Alves, oboé

Oboísta e Saxofonista, Guimel iniciou seus estudos de música em 2011 no Guri Santa Marcelina, tendo aulas de safoxone com Israel Viana. Em 2013, ingressou na Emesp Tom Jobim para prosseguir em seus estudos com César Albino e Paula Valente. Em 2016, ingressou na especialização em Saxofone Popular na Emesp sob a orientação de Mané Silveira, enquanto nesse mesmo ano iniciou os estudos no Oboé com a professora Raquel Gonçalves pelo projeto Guri. No ano seguinte, ingressou na Escola Municipal de Música para se aperfeiçoar no instrumento com os professores Joel Gisiger e Roberto Araújo. 

Atuou como oboísta da Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos, Banda Sinfônica do Estado de SP e da Orquestra Jovem Tom Jobim, além da participação como músico convidado de alguns concertos junto à Academia da OSESP.  Participou também como bolsista do Festival Música na Serra, Festival Música nas Montanhas e Festival de Música de Bauru, tendo aulas com Ricardo Barbosa. 

Atualmente cursa o Bacharelado em Oboé na Universidade Estadual Paulista (UNESP) sob a orientação do professor Arcádio Minczuk, é integrante da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo e é bolsista do programa de bolsas da Cultura Artística.

yuja wang (1)

João Pedro Brandão, violoncelo

 João Pedro Brandão, iniciou seus estudos musicais na igreja aos 11 anos e, aos 13 ingressou no Instituto Baccarelli na classe do professor Rafael Cesário. Integrou como bolsista a Orquestra Jovem Tom Jobim em 2020, e a Orquestra Jovem Do Estado de São Paulo entre 2021-2023. Participou de masterclasses com renomados artistas, como Antônio Meneses, Sheku Kanneh-Mason, Kristina Winiarsky, Giovanni Gnocchi, Matthias Bartolomey, Dennis Parker, Marc Vossen, André Micheletti e Fábio Presgrave. Fez parte também de importantes festivais latino-americanos e internacionais como Ilumina Music, Orquestra Jovem Allegro, Festival de inverno de Campos de Jordão e Gramado in concert. 

yuja wang

Jordan Alexander, piano

Jordan Alexander realiza intensa participação em diversos festivais no país e no exterior, como no Festival Pianale(Alemanha); Semana Internacional de Piano – Cushing Academy, (EUA); no Festival de Piano Leonel Morales, (Espanha); Festival de Inverno, em Campos do Jordão, entre outros.

Atualmente com 21 anos, o pianista já acumula dezenas de prêmios em seu currículo onde se destacam o 1° Lugar no Festival de Piano Almeida Prado, o 1° Lugar no Concurso Nacional Guiomar Novaes e o Prêmio Nelson Freire no Festival Internacional de Piano no Rio de Janeiro, destinado ao melhor pianista brasileiro.

Em 2023, Jordan foi selecionado para integrar o Programa de Bolsas de Estudo Magda Tagliaferro, promovido pela Sociedade de Cultura Artística, onde estuda com Lucas Gonçalves.

Josué Rodrigues

Josué Rodrigues dos Santos Junior, clarinete

Clarinetista da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, estudou em grandes instituições brasileiras de ensino como a Escola Municipal de Música de São Paulo, Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP Tom Jobim). Também estuou no programa Guri Santa Marcelina sob orientação do professor Marcelo Silvério e através do programa foi selecionado para participar de um intercâmbio na Juilliard School de Nova Iorque.

Em suas experiências em grupos sinfônicos atuou na Orquestra Sinfônica Jovem Municipal de Guarulhos, foi primeiro clarinete da Orquestra Jovem do Theatro São Pedro e spalla da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo.

Atualmente cursa Bacharelado em Música com habilitação em Clarineta na Universidade Estadual Paulista (UNESP) na classe do professor Sergio Burgani e é aluno de Tiago Naguel através da Bolsa de Estudos da Cultura Artística.

IMG-20230529-WA0026

Samuel Guedes, percussão erudita

Começou seus estudos na percussão aos 9 anos, na Banda Lyra de Mauá, ingressou na EmespTom Jobim em 2019 tendo aulas com Herivelto Brandino. Foi Bolsista da Banda Jovem do Estado no ano de 2022, e participou do 2⁰ Festival de Verão de Campos do Jordão com oquinteto Roots Percussion.

site thiago leite

Thiago Leite Barbosa, violão

Iniciou os estudos no Violão Clássico em 2014 com o professor Luiz Roberto Moura no município de Jandira. Em 2015 participou do X Concurso de Violão do Conservatório Villa Lobos da FITO no 3º Turno, no qual ganhou o segundo prêmio. 

No final do ano de 2015, através de seu professor, conheceu Paulo Martelli e passou a ter aulas com ele. Em 2016, entrou para Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), onde passou a ter aulas com outros importantes nomes do Violão brasileiro como Paulo Porto-Alegre, Chrystian Dozza e Thiago Abdalla. Em 2018, foi aprovado no vestibular para cursar Bacharelado em Música com ênfase em Violão da UNESP.

Já participou e foi premiado em dois dos mais importantes e tradicionais concursos de violão nacionais: Souza Lima, em 2017 (3º Turno – 3º lugar) e 2019 (3º lugar), e Musicalis, em 2019 (2º lugar).

Em 2019, também participou de duas importantes séries de concertos, Movimento Violão Novos Rumos e a Semana do Violão do Conservatório de Tatuí. No início de 2022, foi um dos selecionados para bolsista do grupo “Ensemble Contemporâneo” do 1º Festival de Verão de Campos do Jordão.

site vinicius penteado

Vinícius Benalia Penteado, piano

Iniciou os estudos de piano aos 8 anos de idade, na Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA) sob orientação da professora Sylvia Chiapetta. Foi seu aluno também na Fundação Magda Tagliaferro, participando de recitais e Masterclasses onde aprimorou suas técnicas pianísticas. Em 2019, na Universidade de São Paulo, começou a ter aulas de piano com o professor Luiz Guilherme Pozzi. Em 2020, ingressou na Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP) para continuar seus estudos e, em paralelo, cursa bacharelado em regência pela Universidade de São Paulo (USP).

Já tocou em inúmeras formações, possuindo ampla experiência como camerista e correpetidor. Também participou de programas junto a OCAM e OSUSP em 2019. Foi finalista, por dois anos consecutivos, em 2020 e 2021, do concurso estadual de piano Guiomar Novaes. Também foi finalista do concurso de piano Almeida Prado em 2021 e conquistou o primeiro lugar do XXX Concurso de Piano Souza Lima em 2021.

Bolsistas anteriores

Adriel Rodrigues Ferraz, violino

Albert Andrade, barítono

Andressa Daniella Santos, percussão

Aurea Diovana Carlos dos Santos, violoncelo

Bruno Carneiro de Camargo, saxofone

Caio Albuquerque, violoncelo

Caroline da Silva Mattos, violino

Diana Alves, violino

Eduardo Gutterres, violão

Eloisa Rocha, violino

Gabriel de Oliveira, violino

Gabriel Iscuissati, viola

Gabriele Leite, violão

Giovana Carcanholo Dilio, flauta

Giulia Costa, canto

Giuliano Dal Medico, violoncelo

Graziella Araújo de Sousa, flauta

Guido Sant’Anna, violino

Guilherme Aparecido Santana, viola

Guilherme Peres, violino

Henrique Silva, violão

Iury Sousa Rodrigues dos Santos, violino

Izabella Kumagai de Oliveira, piano

Jamile Costa, violino

Joachim Emidio Ribeiro Silva, percussão

Johann Almeida Grisante, piano

Jonatas Santos da Silva, violoncelo

Jordan Alexander, piano

Juan Rogers Soares Rodrigues, violoncelo

Letícia Maia Durante, flauta

Lucas Martins, flauta

Lucas Targino Farias, violino

Lucas Thomazinho, piano

Luiz Abelardo Chavez, fagote

Marcus Vinícius de Oliveira Figueiredo da Silva, contrabaixo

Matheus Baião, violino

Nathalia Sudario, violoncelo

Rafael Esparrel, clarinete

Rafael Figueiredo, contrabaixo

Ramon Mundin, tenor

Ryu Wada, violino

Sandra Ribeiro, fagote

Vitor Alves Mello Lopes, piano

Vitor Zendron da Cunha, piano

Wellington Carlos Santos Miranda, trombone